Projetos

 Projeto Cores da Vida - Borboletário UFC

Profª. Niedja Goyanna

O borboletário é um ambiente de estudo para estudantes interessados na área de entomologia. Desenvolver a educação ambiental, bem como favorecer pesquisas à comunidade estudantil são as objetivos do Borboletário Didático da Universidade Federal do Ceará (UFC), que foi apresenta ao público, desde de 2006, no Campus do Pici. No espaço de criação e manutenção de borboletas vivas, repleto de plantas floridas, o visitante poderá apreciar cinco espécies existentes no Ceará, além de conferir o ciclo de vida da espécie.

 

 Coral Seio da Face - Coral da Área da Saúde

Profª. Dra. Yacy Mendonça de Almeida

O Coral da Área da Saúde, coro feminino de nome Seios da Face, é um Projeto de Extensão Universitária da UFC, vinculado ao Departamento de Patologia e Medicina Legal. Um coral descontraído, conhecido por suas performances e beleza dos espetáculos.

 

 Atendimento ao Paciente com Trauma Buco-Dentario

Prof. José Jeová Siebra Moreira Neto

O Projeto CENTRAU (Centro de trauma buco-dentário da UFC) teve início no ano de 2001 e tem como objetivo o atendimento de pacientes com trauma buco-dentário. Coordenado pelos Professores José Jeová Siebra Moreira Neto e Juliana Oliveira Gondim, realiza suas atividades clínicas as sextas feiras nos turnos da manhã e tarde na clínica I do Curso de Odontologia da UFC.

 

 Programa Mangue Vivo

O Grupo Mangue Vivo - Preservação e Estudo Científico - tem a proposta de contribuir com um novo significado do cuidado com a natureza, norteador de um projeto de sociedade ambientalmente correta, atuando de forma especial no ecossistema manguezal, mas também em ecossistemas marinhos e costeiros. Tendo em mente essa idéia, é que um grupo alunos do curso de Engenharia de Pesca sentiram a necessidade de articular atividades e mobilizações que tivessem uma perspectiva ambiental e social, com a criação do grupo em 2001 foi cadastrado como um projeto de extensao vinculado ao departamento de Engenharia de pesca, atualmente, em 2011, foi modificado para programa de extensão devido ao aumento das atividades desenvolvidas pelo grupo.

 

 Núcleo de Estudos em Pacientes Especiais – NEPE

Prof. Dr. Fabrício Bitu Sousa

O Projeto de Extensão Núcleo de Estudos em Pacientes Especiais, NEPE, tem focado sua atuação e atenção desde o ano de 1997. O NEPE atua no Curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia, da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, na Universidade Federal do Ceará em Fortaleza.

 

 Projeto RONDON na UFC

Prof. Dra. Maria Gressy Soares de Farias

O Projeto Rondon® tem por finalidade, mobilizar a juventude universitária em estreita articulação com as Instituições de Ensino Superior, para a promoção da cidadania, dos direitos humanos e do desenvolvimento local sustentável das comunidades socialmente vulneráveis.

 

 Saúde Mental Comunitária: Quatro Varas

Prof. Dr. Adalberto de Paula Barreto

O Projeto tem o apoio da Universidade Federal do Ceará – UFC; da Associação Brasileira de Terapia Comunitária – ABRATECOM; da Prefeitura Municipal de Fortaleza; do Serviço Social da Indústria – SESI; e Movimento EMAUS. Estabelece ainda Parcerias com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça e Ministério da Saúde.

 

 Seara da Ciência

Órgão de divulgação científica e tecnológica da
Universidade Federal do Ceará

 

 Siará Baja Sae

Sob a coordenação do Prof. Dr Carlos André Dias Bezerra e orientação do Prof. Francisco José Wanderley Osterne, Em 2000 ocorreu a oficialização do Projeto de Extensão “Projeto Mini Baja”, tornando-se um projeto oficial da Universidade Federal do Ceará.

 

 Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória –  PERC

Prof. Dr. Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho

O PERC é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará - UFC, fundado em setembro 1996 e atualmente vinculado ao Deptº de Medicina Clínica desta universidade. Os objetivos gerais do PERC são: a defesa da vida, sua manutenção através de um socorro adequado a vítimas de acidentes diversos e a disseminação social, científica e acadêmica dos conhecimentos acerca de primeiros socorros e Reanimação Cardiorrespiratória.



2013 | PROJETO REVISTA EXTENSÃO EM AÇÃO | PREX.2011.PB.0206 | ISSN 2316-400X